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LGPD e oportunidades para empresas de Contabilidade

Há uma história, não sei até que ponto é verídica ou apenas ficção, em que havia um contador dono de um escritório de contabilidade de médio porte, com vários clientes e sua esposa vendia produtos de beleza de uma marca conhecida. Conta-se que a esposa, para aumentar sua clientela, utilizava a lista de todas as folhas de pagamento que o escritório do marido cuidava. Com a lista, a esposa tinha informações privilegiadas sobre seus potenciais clientes, como: nome, sexo, idade, estado civil e salário.


Não sei de fato, se esta história é verídica ou apenas um mal exemplo do que não fazer com os dados pessoais dos indivíduos. Contudo, podemos utilizá-la para refletir sobre a importância das empresas repensarem os seus processos em relação ao tratamento de dados pessoais.



LGPD E EMPRESAS DE CONTABILIDADE


A vigência da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, iniciou em setembro de 2020 e, neste ano de 2023, a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados iniciará a fiscalização e imputação de penalidades àqueles que estiverem em desconformidade com a Lei. Por isso, todas as empresas e entidades que trabalham com dados pessoais já deveriam estar com seus processos adequados à Lei ou, no mínimo, ter iniciado sua adequação a ela.


Sem dúvidas, um dos serviços mais afetados pela LGPD é a Contabilidade. Refiro-me mais precisamente às empresas que prestam serviços de contabilidade para outras empresas. Afinal, parte do trabalho é prestar assessoria trabalhista, o que envolve o processamento dos dados pessoais dos funcionários de seus clientes, e inclusive, de seus próprios colaboradores.


Infelizmente, em se tratando de empresa contábeis, percebo uma falta de aderência à Lei por grande parte delas. As razões podem ser diversas, mas meu objetivo neste artigo não é discorrer sobre tais os motivos, quero mostrar que estar em conformidade com à Lei gera oportunidades para o negócio.



FORTALEÇA A IMAGEM DA EMPRESA NO SETOR


O primeiro ponto que pode gerar oportunidade de negócio é posicionar-se no mercado como uma empresa aderente à LGPD e, assim, reforçar o compromisso com a privacidade e segurança dos dados de seus clientes.


O compromisso com a segurança dispensada no tratamento de dados pessoais e a conformidade com a Lei aumentará a confiança dos atuais clientes e facilitará a adesão de novos preocupados com o assunto, fortalecendo a imagem da empresa no mercado em que atua.



ASSUMA UM COMPROMISSO COM A PRIVACIDADE E SEGURANÇA


Nas conversas e palestras em empresas onde começo uma consultoria, é comum escutar: “Mas nós já trabalhamos assim há décadas e nunca tivemos um vazamento de dados”. No entanto, assim como a tecnologia evoluiu, a forma de trabalho precisa se atualizar e adaptar-se à realidade atual.


Quem trabalha com segurança da informação já está acostumado com a máxima: “Não é uma questão se vai ou não ocorrer um incidente de segurança, mas quando irá ocorrer”. A cada ano, aumentam as atividades de hackers cibernéticos buscando brechas de segurança nas empresas para que possam sequestrar, extorquir ou distribuir os dados de forma ilegal. Por isso, é de extrema importância que as empresas adotem medidas preventivas para evitar incidentes de segurança ou, no mínimo, minimizar os seus efeitos, caso ocorram.


Por fim, durante muito tempo, não havia uma Lei que protegesse os dados pessoais dos titulares e, tampouco, existiam punições para eventuais vazamentos de dados pessoais. Porém, agora o cenário é diferente.


As pessoas, incluindo os seus próprios colaboradores, estão tomando conhecimento de que os dados deles precisam ser tratados de acordo com a Lei e começam a questionar se as empresas que tratam seus dados estão atentas a isso.



Acervo Wix

A palavra que espero que você mantenha em mente é proatividade, haja antes que seus clientes exigiam que você demonstre conformidade com a legislação e, principalmente, antes que ocorra um incidente de segurança com dados pessoais, que pode gerar penalidades ao seu negócio.


Lembre-se de que sua empresa está tratando dados pessoais de colaboradores de seus clientes, os chamados Controladores, conforme definidos pela LGPD. Se seus clientes ainda não estão adequados à Lei, isso não tira da sua empresa (neste caso, Operadora) a responsabilidade do devido cuidado conforme estabelecido na LGPD.


Por fim, saiba que apesar de necessário assumir um compromisso com a privacidade e segurança dos dados de seus clientes, isso ainda é um diferencial competitivo para o seu negócio que poderá se destacar perante seus concorrentes.



Caso, tenha interesse de saber mais sobre este assunto, você pode entrar em contato conosco. Ajudamos as empresas fazendo diagnósticos da situação, treinamentos, implantação e, também, oferecemos o serviço de Encarregado de Dados. Envie um e-mail para contato@totalprivacy.com.br.



Julio Cesar Segantini

Consultor de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

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